A importância de objetivos bem elaborados

Se você não sabe para onde vai qualquer caminho serve, qualquer destino está bom.

Se você não sabe para onde quer ir é preciso descobrir, começando por descobrir qual seu sonho, qual seu desejo. Então será possível fazer uma boa elaboração de objetivos.Todo e qualquer trabalho sério parte da definição de objetivos. Os objetivos surgem a partir das respostas a determinadas perguntas. Daí a necessidade de procurar um profissional na área de coaching. O coaching através de perguntas apoia e orienta no sentido de que o empresário encontre o próprio caminho e faça do seu jeito aquilo que é necessário fazer para conseguir realizar o que deseja ou precisa.

Podemos usar modelos, ferramentas e técnicas repetidas, mas cada processo é único. Fazer um diagnóstico, criar um plano de ações, implementar mudanças exigem objetivos claros e precisos, que descrevam o que realmente se deseja para que os resultados sejam alcançados. Da mesma forma um curso, uma oficna ou mesmo uma palestra.

A cerca de 6 meses estava conversando com um empresário, ele dizia das dificuldades na sua empresa e eu fazia perguntas para conhecer seus objetivos e suas necessidades. Ele então me disse que precisava de alguém mais experiente que não precisasse fazer tantas perguntas, que já sabia o que fazer.  E me disse que já havia contratado um profissional bem famoso. Quando me disse quem era comecei a fazer perguntas. Ele não gostou mas mesmo assim disse a ele que realmente o profissional que ele contratou é excelente, conhecido no país inteiro,  mas a abordagem não era a mais adequada para a empresa dele. Por ser um nome conhecido, já tendo feito muita coisa em grandes empresas, e cobrando um valor invejável por sua hora de trabalho, o profissional em questão faz um trabalho padrão em um determinado ramo de negócios, pois os que o contratam já sabem disto.

A poucas semanas encontrei o mesmo empresário e perguntei como tinha sido o trabalho e se conseguira alcançar os objetivos desejados. Ele me disse que infelizmente nao deu resultado porque o trabalho do profissional contratado era adequado para outra área de negócios. E aproveitou para pedir os contatos de um outro profissional muito conhecido que ele quer trazer para fazer um trabalho na empresa dele.

Vejamos que vemos aí nesse exemplo 3 erros comuns de acontecer:

1- acreditar que porque alguem é famoso e cobra caro a pessoa sabe o que você deseja e/ou precisa.

2- a pressa por um resultado rápido que faz com que muitos empresários queiram comprar um produto pronto que serviu para outras pessoas/empresas, ao invés de um sob medida, que contemple suas dificuldades, suas necessidades e objetivos. Nesse caso, a pressa fez com que a empresa compre um produto que não lhe servia.

3- normalmente, a empresa espera ter problemas e então cansada de "apagar incêndios", recorre a um trabalho de emergência, mas como não sabe exatamente qual o problema a ser solucionado acaba não encontrando a solução desejada. O bom é que cada vez mais, as empresas estão procurando desenvolvimento e vantagem competitiva, desta forma não esperam ter problemas para procurar melhorar a potencialização do ativo humano.

 Veja no artigo "Boa elaboração de objetivos", como elaborar objetivos pessoais. Para empresas é pouco diferente.