Como fazer um diagnóstico organizacional

 

Como fazer o Diagnóstico Organizacional?

Com muitas ferramentas disponíveis a escolha de qual usar depende do perfil da empresa e do estilo de gestão. Depende do objetivo, dos dados que se deseja colher, do estilo de trabalho do profissional que vai executá-lo. O objetivo é sempre o de promover mudanças. O empresário só vai investir em alguma coisa com o objetivo de melhorar o desempenho e competência da empresa, de forma que consiga aumentar a lucratividade, a competitividade, a valorização da marca. Mas como fazer isto é de maneira adequada dentro da realidade dessa empresa em particular?

Existem muitos profissionais e empresas que fazem esse serviço. No entanto, é freqüente acontecer que após o mapeamento das percepções e da elaboração do planejamento a empresa não ter mais acompanhamento e as ações não serem implementadas. A missão da empresa é estampada em um quadro na parede de entrada da empresa, e algum tempo depois ninguém mais se lembra e embora esteja ali visível ninguém mais se detém para ver o que está escrito. Da mesma forma o relatório final com o planejamento, é guardado na gaveta e não faz efeito na empresa. Não gera compromisso sem resultados.

Comprometimento e resultados também dependem da maneira como se faz o diagnóstico e o planejamento estratégico. Esse como fazer, deve ser discutido antes entre empresa e o profissional que vai executá-lo, para que seja de acordo com objetivos e metas da empresa. Para alcançar o objetivo desejado de mobilizar os colaboradores para transformar o planejamento em resultados, de melhorar o desempenho e diminuir a rotatividade, de racionalizar o uso dos recursos, de responder adequadamente ao mercado, será necessário escolher a ferramenta que seja mais adequada e conveniente para a empresa.

O diagnóstico ao mapear a competência da empresa também visa a potencializar as pessoas. Por isso deve ser feito de acordo com o que a empresa pretende alcançar, isto é, o como fazer depende do para que fazer e do quanto e de que forma a empresa está realmente interessada em mudar. Quando fazemos um diagnóstico e um planejamento estas coisas não podem ser presumidas. É preciso saber realmente quais resultados são desejados.