Diagnóstico organizacional

 

POR QUE FAZER UM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

O diagnóstico organizacional é o início de uma gestão estratégica, e esta é sempre parte de um Planejamento Estratégico. O planejamento estratégico não pode ser pensado aleatoriamente nem desenvolvido a partir do que se quer. Ele deve se basear na análise do ambiente organizacional para saber o que precisa ser feito, daí a necessidade da empresa conhecer onde estão as suas fragilidades e suas forças. Sem isto é atuar no escuro. Com muita sorte a empresa pode acertar nas ações, mas só se ela tiver essa tradição de sorte, do contrário, um plano de ação feito sem um diagnóstico na situação atual da empresa tende a erros.

Todo planejamento visa encontrar solução para demandas e necessidades importantes que não estão sendo atendidas e aproveitar as oportunidades identificadas a partir do conhecimento da sua competência. De um lado o que é que você faz bem e pode ser feito anda melhor ou mais, de outro lado o que não está fazendo tão bem assim e o que impede a empresa de fazer bem. O planejamento visa melhor desempenho e vantagem competitiva que a empresa só vai alcançar depois de conhecer e superar suas fragilidades. Só depois de realizado o diagnóstico, a partir de dados reais da empresa, é possível definir ações que sejam viáveis e compatíveis com os recursos e, coerentes entre si, pois não serão ações isoladas e sim parte de um planejamento global.

É importante que toda a empresa esteja integrada em um objetivo comum, em todos os níveis, isto é todas as pessoas que fazem parte da empresa precisam estar comprometidas. Como conquistar o compromisso das pessoas envolvidas? Esse compromisso é mais facilmente conquistado quando a pessoa sente que está sendo reconhecida e valorizada. Freqüentemente a empresa confunde esta valorização com dar brindes, elogios, ou outras coisas em ações isoladas. Na verdade todos gostamos de ganhar estas e outras coisas. Mas sentir-se valorizado vai além disso. Falarei desse assunto em outro artigo, mas que fique claro que toda ação deve ter sentido, isto é, precisa fazer parte de um planejamento.

Por que fazer? Porque a empresa está indo bem, com todo seu potencial e deseja crescer, ou a empresa está alcançando os resultados mas sabe que tem potencial para se sair melhor, em produtividade ou manutenção de pessoas. Ou a empresa identifica que está fazendo muito esforço mas não está tendo os resultados esperados e não consegue identificar o que está consumindo o lucro ou emperrando a produção, por exemplo: falta capacitação do pessoal, desperdício de recursos (ou mal uso), alta rotatividade, absenteismo ou o presenteismo, stress, falta de motivação etc.