Educação

 

Programa DEVAS de educação

 

DESENVOLVENDO A SI MESMO

EDUCANDO E EXPLORANDO POSSIBILIDADES

VIVENDO VALORES E REVELANDO LIDERANÇA

APRENDENDO E APERFEIÇOANDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SENDO UM PROFESSOR INTEGRAL (SISTEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE)

ISTO PODE FAZER DE VOCÊ UM SER BRILHANTE.

 

PROGRAMA:

1-      DESENVOLVIMENTO – 20 horas (imersão) – máximo 25 pessoas.

Desenvolvimento pessoal e profissional do docente, através do auto-conhecimento.

(técnicas utilizadas: Definição de objetivos e resultados esperados para esse encontro. Definição de objetivos pessoais e profissionais. Auto-apresentação. Roda da vida. Ganhos e perdas. SWOT. Levanta-astral. Sonhos e crenças. Identificação de valores. Missão e propósito. Avaliação.)

 

2-      EDUCAÇÃO – 40 horas – número indeterminado de pessoas.

Teorias da Aprendizagem ou o construtivismo que não se conhece. (Níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais. A aprendizagem e relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. Aprendizagem baseada em Problemas/ Instrução ancorada (aprendizagem se inicia com um problema a ser resolvido). Teoria da Flexibilidade Cognitiva (transferência do conhecimento e das habilidades). Aprendizado Situado (o aprendizado é fortemente relacionado com a prática e não pode ser dissociado dela). Gestaltismo, enfatiza a percepção ao invés da resposta. Teoria da Inclusão de Ausubel: O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe. Aprendizado Experimental humanista. Ecopedagogia.

Técnicas de ensino ou como conseguir os resultados esperados.

 

3-      VALORES - 20 horas – número indeterminado de pessoas.

Psicologia positiva. RET (terapia racional-emotiva). Mudando valores e crenças limitantes e superando obstáculos. Valores que promovem ações. Visão do ser humano e do educando. Visão de mundo. Ética e comprometimento. O mundo contemporâneo e o desejo de aprender. Ensaio criativo.

 

4-      APRENDIZAGEM – HABILIDADES E COMPETÊNCIAS – 20 horas – número indeterminado de pessoas.

Identificar pontos fortes e pontos fracos. Habilidades. Talentos. Competências (técnicas, comportamentais, sociais, educacionais). Características de cada um. Inteligências múltiplas. Identificando em si aquilo que no aluno é incômodo. Que competências do professor devem ser desenvolvidas para que ele seja capaz de conduzir o educando no processo de adquirir as competências que são esperadas dele? Habilidades e competências para ensinar.

 

5-      SER INTEGRAL E SISTEMATIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE – 20 horas - oficina.

Construir o “como fazer” a partir dos quatro pilares da educação (saber conhecer, saber fazer, saber conviver, saber ser) para desenvolver harmonicamente as habilidades que os alunos necessitam para vencer/alcançar as competências que se espera deles. Do aulismo restrito à uma nova prática, ecopegagógica, atualizada, contextualizada, transversalizada, interdisciplinarizada, integrada e crítica.

 

PÚBLICO-ALVO: profissionais da educação

CARGA HORÁRIA TOTAL: 120 h

PROFISSIONAL FACILITADOR: Vilma Silva – Psicóloga. Pedagoga. Certificada em Personal e Professional Coach pela SBCoaching (membro da Sociedade Brasileira de Coaching). Certificada em Coaching Express pela Organização Internacional Condor Blanco. Psicopedagoga. Especialista em Ativação de Processos de Mudanças no Ensino Superior. Practitioner e Master Practitioner em PNL. Mestre em Cognição e Linguagem.