Carreira política

 

 

O que é importante na construção de uma carreira política?

Para uma carreira política é importante criar e manter relações duradouras com os eleitores. Como é que se consegue isto? Conheço políticos que fazem isto com maestria. Esses, mesmo com o passar do tempo, mesmo que mudem as aspirações e os cargos almejados, sempre o conseguem, porque souberam desenvolver relações duradouras com o seu eleitorado. Hoje, diferentemente de tempos antigos, ninguém ganha o eleitor “no grito”, no autoritarismo, porque as pessoas estão mais bem informadas, tem coragem de fazer escolhas próprias e buscam pessoas que as convencem de que se interessam por suas necessidades. As pessoas hoje querem que as promessas sejam cumpridas, as suas necessidades levadas em conta, e começam a compreender a importância de seu voto. E sabem que têm direitos, e que é garantido o pleno direito de cada um à cidadania.

Enfim, estamos em uma época muito interessante, de mudanças certamente, e talvez a maior delas seja a mudança na concepção de atuação política, na própria concepção de política e novos modos de ver a política, portanto  o surgimento de novos discursos e significados. Como professora universitária da disciplina de políticas, tenho presenciado interessantes discussões entre meus alunos, que demostram que os jovens estão acordando para uma realidade maior e mais abrangente. Isto me deixa muito esperançosa. O Brasil precisa que surjam novas lideranças políticas e lideranças com objetivos consistentes, com um plano de carreira e principalmente, que saibam o significado da palavra serviço.

Todos já ouvimos que “quem não vive para servir, não serve para viver”.  Ouvimos, até repetimos esta frase. No entanto, não paramos para entender o significado. Estamos nesse mundo para servir. Podemos servir como pais, professores, médicos, funcionários públicos, cozinheiros, políticos. Servir a nós mesmos dando-nos boas condições de vida. Servir aos outros para que eles tenham possibilidade de adquirirem boas condições de vida. Servir ao mundo e à humanidade para que continuemos a existir. Servir não é viver em função dos outros. Servir é contribuir. A consciência do serviço é base para uma carreira política bem sucedida.