Desenvolvimento organizacional

   Desenvolvimento organizacional é a cultura de melhoria constante, atualização contínua, de não perder o foco e sempre acrescentar novas formas de fazer as coisas. Como fazemos as coisas por aqui? Podemos fazer melhor? Como conseguiremos resultados melhores?

Sistema DeVAS de atualização estratégica

Fazer  diagnóstico organizacional e planejamento estratégico  não é mais uma novidade para grande parte das empresas. Porém, frequentemente, não há um seguimento e acompanhamento das ações, ajustes que se mostram necessários, e com o passar do tempo surge a necessidade de outro planejamento, porque os objetivos e metas foram ficando pelo caminho. Por isso é importante que o planejamento tenha um seguimento. Da mesma forma que anualmente se procede à avaliação individual de desempenho, é preciso acompanhar a empresa como sistema, acompanhar o que foi planejado e conhecer os resultados que estão sendo obtidos.

É interessante sempre manter um olhar atento a alguns indicadores para sentir o que está acontecendo. Nesse processo ouvir as perguntas a partir de uma referência externa expande a área de visão.  É importante verificar sua declaração de objetivo (O que você gostaria de alcançar?), conhecer sua realidade atual pois é certo que ela muda constantemente  (O que está acontecendo neste momento?), identificar adequação das ações implementadas e levantar novas opções  (O que podemos fazer para mudar a situação?) e se instrumentalizar  (De que apoio/recurso você precisa?).

O sistema DeVAS de atualização estratégica propõe um trabalho rápido, de retomada do planejamento estratégico e acompanhamento durante o ano nos momentos em que os gestores sentirem a necessidade de um olhar externo, ou de alguém que possa ouvir sem dar palpites mas que seja capaz de funcionar como um espelho para que as soluções surjam customizadas, práticas e de maneira rápida.

Como acontece:

1-      Em reuniões com os gestores nas condições normais de reunião dentro da empresa, embora alguns empresários prefiram um ambiente neutro, mas não há necessidade de mobilizar muitas pessoas, pois se trata de atualização do planejamento. Não se trata de um novo planejamento mas de retomada e alinhamento.

2-      Ou com um pequeno grupo de gestores de diferentes empresas, em associações ou sindicatos, onde cada qual estará trabalhando em suas próprias necessidades, afinal cada empresa tem seu próprio negócio, seus próprios padrões de comportamento e rotina (cultura da empresa).

1ª reunião:

São retomadas a visão, prioridades, objetivos (metas, plano de ação, evidências de sucesso), resultados da avaliação de desempenho são analisados, decisões são tomadas para aplicação imediata.