Bem sucedido?

 

Como sair do anonimato e ser um político bem sucedido?

De acordo com Philip Kotler aquele que deseja tornar-se um candidato bem sucedido, isto é, que é eleito e mantém uma carreira sendo reeleito, precisa definir um foco, uma meta e traçar um plano de ações para alcançá-la.

Muitos candidatos conseguem até ganhar uma eleição e depois não conseguem se reeleger por falta de um projeto de uma carreira política. Por isso, depois de eleito o candidato precisa manter o foco, manter o relacionamento que teve com os eleitores antes da eleição. É preciso incluir no projeto de vida pública uma forma de manter a comunicação com os eleitores, contínua atenção aos seus interesses, manter sua atenção e preferência.  Apresentar uma boa atuação no cargo para o qual foi eleito, saber comunicar-se com o público, divulgar de alguma forma o que tem feito, continuar acessível dentro do possível e ser carismático.

O político tem de decidir qual a imagem quer passar aos seus eleitores. E a partir daí investir nessa imagem. E quando falamos de imagem não se trata de aparência, mas de atitudes e comportamento. Isto também deve constar no seu projeto de vida política.

O planejamento busca definir as estratégias que levarão a uma melhor performance nas campanhas eleitorais. Mas são dois momentos diferentes que devem ser levados em conta, duas dimensões a eleitoral e a política. As estratégias eleitorais estão vinculadas a uma eleição, a ganhar esta eleição. As estratégias políticas estão vinculadas à construção de uma carreira política, uma carreira de homem público, duradoura e ascendente. O que é que aquele que ganhou a eleição, no executivo ou legislativo, vai fazer para manter e aprimorar sua imagem durante seu mandato, visando a reeleição ou a candidatura a cargos mais altos? Quais estratégias serão adotadas? Isto vai ser definido com seu coach.