O discurso

 

O discurso político     

O que o candidato tem a dizer a seus eleitores? Como vai dizer isto?

Existem alguns mandamentos importantes quando se trata de chegar até a decisão de voto dos eleitores. Uma das formas é mostrar algumas coisas que incomodam quase todas as pessoas, como inflação, falta de condições de cuidado da saúde, falta de incentivos para os jovens em seu começo de vida, e outros que são clássicos e em seguida projetar uma possível solução ou o seu empenho em se ocupar daquilo. Mas não adianta falar de coisas que não preocupam a maioria das pessoas.

É preciso fazer eco às preocupações e frustrações das pessoas, mas não pode ser só discurso. Se você não pretende realmente atacar aquela situação quando for eleito, então não prometa. Porque além do discurso deve haver serviço e empenho em cumprir aquilo que por ora oferece. Um discurso bonito tem de ser acompanhado de propostas que busquem realmente cumprir seu papel de homem público, que vai empenhar sua vida na melhoria das condições de vida do seu povo.

Além de decidir o que dizer, o como dizer também é importante. Também não adianta ter bons propósitos e um bom planejamento de como tornar possível aquilo que propõe se não for capaz de fazer esta informação chegar  até o eleitor. E tem de chegar a ele de uma forma que ele entenda e de uma forma que o afete. A escolha do tom, a escolha das palavras, a intensidade de emoções que deseja despertar são elementos a serem levados na hora de preparar seu discurso.