Portifólio

 

O portfólio do candidato

É fato: o eleitor só vota em candidatos que já fizeram alguma coisa boa ou em candidato que vai fazer alguma coisa. Ou seja, se o candidato tem um portifólio de realizações ele é um bom candidato aos olhos dos eleitores. Se ele não tem um portfólio, isto é, se é um candidato iniciante, os eleitores vão votar porque é capaz de convencê-los disso, aí tem de se apoiar no seu projeto e no discurso para comunicar o que pode fazer pelo bem da população.

Mesmo um candidato novo na política pode ter um portfólio de realizações e participação social a ser publicado. Conhecemos exemplos de médicos, empresários, professores, enfim, de pessoas que não tem uma atuação político-partidária de longa data mas que têm uma história de atuação em prol do bem estar da população que se candidatam pela primeira vez e são eleitos.

Outros são jovens mas conseguem se eleger porque se apresentam como possibilidade de modificar as coisas, de fazer andar coisas que são do interesse da população mas que são deixadas de lado pelos que já estão dentro do sistema. Eles têm uma visão e conseguem fazer com que seja uma visão compartilhada pelos eleitores.

Então, o que você tem a mostrar ao seu eleitor que sustenta seu discurso? O que confere a você a característica de elegibilidade? Por que alguém votará em você? Como fazer isto com respeito e ética, sem mentir ou enfeitar seu portfólio? Não pode mentir, mas existem coisas que você talvez pense que não é importante mas que aos olhos do eleitor pode fazer você a melhor opção. Mas também o que você apresenta deve estar em consonância com o foco de sua campanha.

Portfólio, carisma, competência,  postura ética, são elementos fundamentais numa estratégia eleitoral, isto é, relacionado com o processo de decisão de voto.