O que é politica?

Para Hannah Arendt (1906-1975), a política baseia-se na pluralidade dos homens, por isso se ocupa da convivência entre diferentes. Porque os homens se organizam politicamente? Segundo ela os homens se organizam para certas coisas em comum no caos das diferenças. Assim, a política seria o organizador da comunidade de humanos, a partir das diversidades absolutas (cada um é diferente) conciliando uma igualdade relativa com as diferenças relativas.

Hannah Arendt ao falar dos preconceitos trata também do preconceito que temos contra a política quando não somos profissionais da política. Ela não condena o preconceito já que nenhum homem pode viver sem preconceitos por ser ele uma forma de alerta para que se busque um esclarecimento. A abertura para procurar esse esclarecimento seria a medida do caráter político de uma época.

Fala-se tanto em ética na política e o que isto quer dizer é que nesta época estamos vivendo uma desvalorização dos valores e da moral. Uma grande permissividade presente em todas as áreas deixa as pessoas descrentes. Se parece que o homem saiu dos trilhos, Charles Melman vai mais longe e diz que ele perdeu a gravidade.

O que precisamos então? De políticos que vêem em sua função um sentido de serviço à nação e às pessoas. O coaching político apoia o político a definir e desenhar uma carreira, pautada em seus valores, alinhados com os valores da sociedade e da nação, a partir da sua visão e da sua missão. A política deve ocupar seu lugar de meio para se alcançar um fim grandioso que é um mundo sustentável em todos os sentidos. O ser humano deve ser a preocupação central da política já que a política é uma necessidade para a vida humana e para a existência da sociedade. A política é responsável por garantir os direitos, o trabalho, a liberdade, a felicidade, enfim tornar possível a sustentabilidade humana.

A política é uma arte, é ciência, é necessidade da vida em sociedade. É, portanto, indispensável. A pessoa que se envolve com a política precisa ter em mente a grandiosidade da sua função. Tem de reconhecê-la como uma missão. Como um serviço à sociedade. Servir é muito, não é pouco. É tempo de resgatarmos a política como missão e como serviço. Bem verdade, que muitos políticos não tem essa visão da política mas decerto não é a maioria.

O pensamento político baseia-se na capacidade de formação de opinião. E através desse poder podemos mudar a imagem que a população tem dos políticos, e influenciar os jovens a uma outra relação com a política, pois serão eles os políticos do futuro.