Decisão de voto

 

O que é importante no processo decisório do voto?

Todo político sabe que identificar e compreender os anseios das pessoas, seus desejos e necessidades  para poder atender e satisfazê-los é um passo importante numa campanha eleitoral. Mas para isso é preciso que haja um canal de comunicação eficiente para que os eleitores saibam o que pensa o candidato, qual seu foco, quais seus valores, suas realizações e postura ética. 

É importante perguntar:  quais informações o candidato, ou o partido, querem que sejam conhecidas  pelos eleitores? Que imagem o candidato, ou o partido, querem tornar pública? Qual o público que se espera alcançar? Que tipo de relação o candidato, ou o partido, deseja desenvolver com o eleitorado? Quais os interesses dos eleitores de determinada zona eleitoral, ou bairro, ou povoado? Como desenvolver a fidelidade dos eleitores?

Por isso é importante que o partido tenha um projeto e que também o candidato tenha seu próprio projeto de vida política, um projeto de carreira política além de um projeto para cada eleição, já que a mudança é uma constante. Aí entra o coach político, um profissional que domina ferramentas adequadas para apoiar os candidatos e os partidos na elaboração de seus projetos políticos.

Qual a importância de se fazer um projeto político? Para se colocar no caminho certo da decisão do voto dos eleitores. Para que seja consistente e coerente. Para que se defina seu público, que se estabeleça os objetivos, que se identifique forças e fraquezas, ameaças e oportunidades. Um projeto define as ações para se alcançar as metas desejadas e ações eficazes na direção dos resultados desejados e esperados.

O coaching político é um processo que visa os resultados, isto é, tem um compromisso com os resultados. Mas atrás de todo resultado existe um conjunto de ações estratégicas. O processo de coaching apoia o candidato na definição das ações necessárias e adequadas para se alcançar os resultados que se está buscando.